quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Política



- Como é que tá?
- Deprimida.
- Por quê?
- Política.
- Política.
- É.

Desde quando política faz parte de sua vida?

- Vc não vê? Desde sempre. Política é onipresente. Você pode agir por ela, respirar, comer, estar nela e mesmo assim, na maior parte do tempo, você pode fingir que não vê. E é assim que deve ser. Quando se sente a política, em olhos, ouvidos e nervos - isso é como uma ferida, um grito, a verdade final que você não pode evitar. Ver, saber que algo vai muito mal.

Mas como é essa coisa de "estar na política"? Política é um LUGAR?

É um lugar metafísico. Política é uma 'esfera da Vida civilizada. Um sistema regulador da vida em sociedade que, em seu funcionamento em nível ideal deveria ser eficaz em sua missão, indolor em seu desempenho.

Qual é a missão?

Car... carambolas. Já disse, regular a Vida em uma sociedade. Regular, entende? Ordenar, normatizar, estabelecer regras de convivência... sim? Zelar pela ordem pública, zelar pela res pública, a coisa pública, o Bem público... Oi? Não? Não entendeu? ... Impedir que as pessoas se matem.

- Ah! Ok, entendi. Mas, você 'tá deprimida porquê mesmo?

- ... Política.

Um comentário:

  1. Diálogo circular / discussão sem saída. A imagem é das melhores: o Céu Chora. Poética, forte, surrealista, psicodélica. Arte nota 1000. Deveria figurar entre as obras-primas da pintura.

    ResponderExcluir