segunda-feira, 24 de março de 2014

A VELOCIDADE DE TRANSLAÇÃO DA TERRA

   o enigma do movimento parado


Neste momento todos os seres da Terra estão em movimento; em uma trajetória orbital elíptica. Mesmo uma pedra ou o Everest, mesmo um indivíduo qualquer 'desativado em sono profundo trancado em seu quarto na cama king, tudo muito estável, todos estes seres, NA VERDADE, estão se movendo, deslocando-se a 29,78 km/s ou 108,000 km/h. 

Cara, são milhares de quilômetros a cada hora! E as vezes a gente quieto, no mormaço de um verão de atmosfera densa, não mexe um cabelo. Tá em movimento mas não mexe.

Há pessoas que diriam o como essa ideia é divina e cósmica. Para mim é uma ideia que inspira um profundo terror. 

Especialmente considerando que esse é apenas um dos fantásticos aspectos da 'experiência de ser e estar naquilo que nós, os humanos, chamamos de Realidade no sentido de acreditar que essa nossa experiência é ...sensorialmente confiável.

Porque enquanto eu penso que conheço a Realidade nos limites do perceptível, para mim, eu sei, eu sei, sim! eu já sei, eu até entendo languidamente que a maldita Realidade guarda propriedades inúmeras que me escapam totalmente. ME ESCAPAM!

E assim, mesmo passando a vida tentando POSSUIR o controle da Realidade ela me escapa porque é sempre algo mais do que parece. É isso mesmo, eu me senti enganado. É o tipo de coisa que as pessoas devem dizer logo que a criança começa a segurar a uma colher. E a mim, não disseram nada. Aí você estuda durante anos e um dia CATAPAU!, você descobre que não sabe NADA. ... Oi? E a velocidade de rotação da Terra? Acho melhor não mergulhar no tema. Estou suficientemente perplexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário